Léon Gruel
(Ref. 10367)
Paris; Gruel & Engelmann, Éditeurs; In-4º de 2 tomos com 186 (2) e 186 (2) páginas; Ilustrado; Encadernado
Magnifica obra, escrita por um dos mais notáveis encadernadores franceses do final do século XIX e inicio do século XX, Léon Gruel. Trata de um aprofundado estudo realizado sobre a encadernação, desde a sua origem e formato passando pelos materiais utilizados e representação de vários encadernadores desde o século XI até ao século XVIII.
Ilustrada com um total de 138 reproduções de encadernações impressas a sépia e algumas a cores, com grande primor no arranjo gráfico.
O nosso exemplar possui os dois tomos encadernados em um só volume, conservando ambas as capas de brochura. A magnífica encadernação, com ferros a ouro nas pastas, lombada, seixas e contra-guarda, com todos os cortes dourados, é da autoria do próprio autor do livro "GRUEL" a qual se encontra respectivamente marcada e não poderia deixar de ser só por ela uma obra de arte. Apresenta-se resguardada com sobre-capa forrada no seu interior e em caixa de acondicionamento.
Possui ex-libris de Henri Bonasse, um dos mais notáveis bibliófilos franceses que herdou a biblioteca de seu pai Joseph Bonasse, que possuía das mais raras e preciosas obras em bibliotecas particulares. A sua biblioteca foi vendida em França nos anos 80.
Os dois tomos, do nosso exemplar, são da tiragem limitadíssima de 50 exemplares em papel do Japão. Em bom estado de conservação, apenas a caixa de acondicionamento apresenta algumas marcas de manuseamento.
Obra rara com magnifica encadernação, PEÇA DE COLECÇÂO.