(Ref. 17199)
Lisboa; Typographia da Academia Real das Sciencias; In-4º de 8 volumes; Encadernado
"...Publicadas de Ordem da Classe de Sciencias Moraes, Politicas e Bellas Letras da Academia Real das Sciencias de Lisboa e sob a Direcção de Rodrigo José de Lima Felner"
Primeira edição, desta importante obra dos primórdios dos descobrimentos portugueses. Gaspar Correia foi para a Índia ainda novo em 1512 regressando depois a Portugal onde permaneceu até 1529. Regressa ao Oriente numa segunda viagem na qual se propôs escrever uma história da Índia e da sua conquista, iniciando então uma viagem pelos domínios portugueses para aí recolher informações. Faleceu próximo do ano de 1561.
Edição dividida em quatro tomos: O Livro I - Contendo as acções de Vasco da Gama, Pedralvares Cabral, João da Nova, Francisco de Alboquerque, Vicente Sodré, Duarte Pacheco, Lopo Soares, Manuel Telles, D. Francisco D’Almeida. Lenda de 13 annos, desde o primeiro descobrimento da India até o anno de 1510, (Tomo I - partes I e II); Livro II - Em que se recontão os famosos feitos D’Affonso D’Alboquerque, Lopo Soares, Diogo Lopes de Sequeira, D. Duarte de Menezes, D. Vasco da Gama Visorey, D. Anrique de Menezes. Lenda de 17 annos acabados no anno de 1526. (Tomo II - partes I e II); Livro III - Que conta dos feitos de Pero Mascarenhas e Lopo Vaz Sampayo, e Nuno da Cunha. Em que se passarão 17 annos. (Tomo III - partes I e II); Livro IV - A quarta parte da cronica dos feytos que se passarão na india do anno de 1538 até ao anno de 1550, em que residirão seis gouernadores. (D. Gracia de Noronha, D. Esteuão da gama, Martim Afonso de Sousa, D. João de Crasto, D. Gracia de Sá, e Jorge Cabral). (Tomo IV).
Obra rara e procurada, profusamente ilustrada com gravuras e mapas, alguns deles desdobráveis.
Exemplares com encadernação meia-inglesa com alguns danos de manuseamento. Miolo do primeiro volume com mancha de humidade sem afectar a leitura do texto. Restante miolo em bom estado de conservação.