(Ref. 15165)
Porto; Marânus; In-4º de XX 425 (1) páginas; Brochado
"Com um prefácio por Joaquim Costa... Reconstituição do texto e nota preliminar de José Pinto."
“Porque se reproduz, neste momento, o Manuscrito nº 554 desta Biblioteca? Pode, na verdade, formular-se a pregunta, aliás, natural, a que eu tenho obrigação de responder. O Memorial de Varias Cartas E cousas de edificaçam dos da Cpmp.ª pera uso E poueyto spual dos Nouicos uendo o Exemplo dos Antigos. Anno 1586 — não é, evidentemente, o oroginal da obra primitiva, devendo, com tôda a segurança, afirmar-se que esta cópia e compilação foi feita no princípio do século XVII, ou posteriormente, visto que, além de outras razões a considerar, nêle se reproduziram diversos documentos, datados de 1600 e q6001, e ainda outros que se referem a sucessos posteriores (...) Por isso, e por várias outras razões. pode afirmar-se que êste Códice, com valiosos elementos dispersos, que também se ocupam impressionantemente do acontecimento, servem para reconstituir a história moral e religiosa da Nação, na segunda metade do século XVI. Por onde se infere que o seu merecimento é indiscutível, e que é um dever torná-lo conhecido de todos os bons portugueses (...)”. — retirado do Prefácio.
Primeira edição de um códice quinhentista, "(...) códice que constitui a apologia de algumas figuras eminentes de missionários, destaca (...) de um modo especial e invulgar, a rara e estranha personalidade de um portuense de boa lei, o Padre Inácio de Azevedo.
Exemplar com pequeno rasgo na parte superior da capa de brochura, junto à lombada. Restante exemplar em bom estado de conservação. Valorizado pela dedicatória de José Pinto.