Gil Vicente
(Ref. 21743)
Lisboa; Imprensa Nacional; In-Folio de 184 páginas; Ilustrado; Brochado
"Livro que se contém as Obras do Poeta representadas nas Récitas Vicentinas, de Gala, Escolares e Populares, realizadas em Lisboa e Províncias, acompanhadas das Palavras que então foram ditas, e mandado publicar pelo Ministério da Educação Nacional"
Obra ilustrada com 9 estampas em extra-texto, publicada no âmbito do quarto centenário da morte de Gil Vicente, figura maior do panorama literário português. Documenta com grande escrúpulo as diversas iniciativas nacionais realizadas à data, precedidas do decreto-lei e programa das récitas comemorativas, com que abre a obra.
Transcreve as Prelecções de diversos académicos evocando o poeta, reunidas sob a epígrafe Falas sôbre Gil Vicente, e em que se apresentam comunicações de João Pereira Dias, Joaquim Manso, Hipólito Raposo, Jorge de Faria, Afonso Lopes Vieira, Eduardo de Almeida, Artur de Magalhãis Basto, Luiz de Pina, Aarão de Lacerda, Alberto da Rocha Brito, João da Providência Sousa Costa e Celestino David.
Transcreve ainda as obras, recitações e «lieder» representadas nas solenidades, mormente: Monólogo do Vaqueiro; Auto Pastoril Português; Todo o Mundo e Ninguém; Pranto de Maria Parda; Súplica de Cananea; Exortação da Guerra; «Lieder» de Schumann; Auto da Mofina Mendes; Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrêla; Farsa de Inês Pereira.
Elenca as récitas e distribuições de papéis nas encenações, seguidos da Portaria de Louvor de 10 de Julho de 1937. Termina com considerações de vária ordem.
Exemplar em bom estado de conservação.