(Ref. 27227)
Lisboa; Typ. do Anuario Commercial; In-4º de 200(8) páginas; Ilustrado; Brochado
Obra de grande qualidade gráfica e com notável riqueza de informações sobre a vida económica e social do arquipélago nos anos finais da Monarquia.
Fonte de extraordinária importância para o estudo da história da colonização portuguesa, que é também parte da história do novo país independente de África.
Trabalho publicado para defender Portugal dos ataques que era alvo, com acusações da existência de trabalho escravo em S. Tomé, que se inseriam na competição das potências europeias para alargarem os seus domínios em África, movimento que se desenvolvia desde cerca de 1875 e que tinha períodos de maior agressividade nos quais a Inglaterra chegou a negociar com a Alemanha a divisão de certos territórios sob administração portuguesa.
Inclui um total de 83 extra-textos: 2 cartas geográficas desdobráveis das ilhas de S. Tomé e Príncipe, um delas a cores, a seguir à folha de rosto, 12 mapas estatísticos colocados no fim do volume, com numerosos dados sobre os empregados provenientes de Moçambique, sobre os empregados da Companhia Nacional de Navegação, sobre o movimento marítimo dos portos de S. Tomé e da Ilha do Príncipe, dos produtos exportados pela ilhas, mapa das companhias agrícolas de S. Tomé e Príncipe, preços correntes do cacau fino no mercado de Lisboa, mercadorias importadas que deram entrada nas alfândegas de S. Tomé e Príncipe em 1905, preços de venda do cacau fino em Londres e Lisboa entre 1890 e 1909, gráficos a cores da produção e consumo mundial de cacau de 1894 a 1908, propriedades agrícolas existentes nas ilhas (138 em S. Tomé e 19 no Príncipe) e 69 reproduções de fotografias de personalidades influentes ou ligadas ao arquipélago, como o Príncipe Real D. Luís Filipe que visitou as ilhas em 1907, vistas panorâmicas de S Tomé e de Santo António do Príncipe em folhas desdobráveis e numerosas fotografias das instalações e dos trabalhadores das principais roças, Boa Entrada, Água Izé, Porto Real e Gue Gue.
Exemplar com ligeiros danos de manuseamento nas capas de brochura e lombada, miolo em bom estado de conservação. Valorizado com dedicatória do autor.