(Ref. 17201)
"... a Travers les Provinces d’Entre-Douro et Minho, de Beira, d’Estramadure et d’Alenteju, dans les Années de 1789 et 1790; contenant des Observations sur les Moeurs, les Usages, le Commerce, les Édifices publics, les Arts, les Antiquités, etc. de ce Rayaume."
Paris; Chez Denné jeune; In-8º de 2 tomos em 1 volume; Ilustrado; Encadernado
Raríssima tradução francesa de Lallemant, talvez de mais escasso aparecimento no mercado do que a própria edição original inglesa. Ilustrada com 23 primorosas gravuras abertas a talha doce, em parte desdobráveis, representando aspectos das cidades e vilas, costumes, objectos, uma planta de Lisboa, inscrições, etc
"James Murphy (1760-1814), foi um arquitecto e arqueólogo inglês. Exerceu a função de arquitecto durante algum tempo, mas em 1788 acompanhou Burton Conyngham a Portugal, e pouco depois ingressou na carreira diplomática, dedicando-se desde então aos estudos arqueológicos e históricos. De 1802 a 1809 residiu em espanha, onde estudou principalmente as antiguidades árabes. Deixou sobre a arquitectura e a arte portuguesa algumas obras notáveis, não só pelo valor dos estudos, mas também pela sua apresentação gráfica, entre elas a presente, publicada originalmente em inglês com o título “Travels in Portugal...” em 1795"
Exemplar com mancha de humidade na parte superior das primeiras 18 páginas. Restante miolo com a acidez tipica deste tipo de papel. Encadernação modesta meia-inglesa com ligeiros danos de manuseamento.