(Ref. 19392)
Evora; Officina da Universidade; In-8º de (8)342(2) páginas; Encadernado
"PRIMEIRA PARTE REPARTIDA EM DEZ LIVROS, Onde se relataõ as cousas, que acontecêraõ em Evora até ser tomada aos Mouros por Giraldo, no tempo Del-Rey Dom Affonso Henriquez e o mais que dahi por diante aconteceo até o tempo presente, se contará na segunda parte, que para ficar mais desembaraçada, se poem no fim desta os Reys de Portugal, com suas geraçoens, e descendencias. POR AMADOR PATRICIO. PRIMEIRA IMPRESSAÕ, e á custa de FRANCISCO MENDEZ."
Inocêncio VII, 152. “cujas circumstancias pessoaes mal chegaram ao conhecimento dos nossos biographos, limitando-se Barbosa a dizer que elle nascera em Evora e o auctor da Bibl. Hist. de Portugal, que falecêra em 1614. A promettida segunda parte não chegou a publicar-se. Esta que existe impressa não passa de ser uma ingenhosa mixtura de fabula e historia, de sorte que mais póde merecer o nome de novella, que o de narrativa de factos verdadeiros. A sua lição é pois de todo inutil, para quem pretender adquirir noticias certas, ou idéas solidas das antiguidades e cousas de Portugal. Creio que o preço regular deste livro tem sido de 480 réis. Advirta-se que o pseudonymo « Amador Patricio » tem sido em tempos modernos adoptado por outros escriptores v. g., pelo P. Francisco Jose Freire, por Francisco José Maria de Brito em artigos de jornaes, etc.”
Ilustrado com gravuras no texto.Exemplar com sólida encadernação contemporânea, miolo com ligeiros sinais de manuseamento e restauros de papel nas primeiras três folhas